O Seminário

Os Direitos Humanos em nossa sociedade – na qual se observa uma fraca vivência dos mesmos e onde a vida digna parece agonizar diante de nossos olhos – têm ocupado um lugar de destaque nas principais agendas políticas e sociais, marcado ainda por posições contraditórias e conflitantes em relação a esse tema.

 

O fato é que tal assunto é para nós, homens e mulheres da educação, um compromisso com as diferenças e um desafio. Assim, pergunta-se “o que fazer?”, “como fazer?”, “com quem fazer?”, “quando fazer?”. Afinal, como gostaríamos de viver numa sociedade como a nossa?

 

Pensando nisso é que decidimos – o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, as Unidades Sociais Maristas de São Paulo e a Rede Marista de Solidariedade – pela organização de um Seminário acerca dessa temática como o que ora apresentamos, que reconhece os seguintes objetivos:

  • problematizar e atualizar as reflexões, representações, interpretações e posições quanto aos Direitos Humanos e seu lugar no âmbito da educação; e
  • inventariar e divulgar algumas práticas educacionais, formais e não-formais, como possíveis pedagógicos em Direitos Humanos.

 

Dessa forma, assume-se o compromisso político de trazer para a escola a discussão em torno dos Direitos Humanos para que os processos pedagógicos e curriculares por eles afetados possam gerar outras formas de pensar, de ser e de viver.